Colocar o nome completo do Sindicato com a primeira letra sempre maiúscula. Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Campinas e Região

Portabilidade do consignado CLT: trabalhador pode buscar banco que oferecer menor juros

Trabalhador vai precisar buscar as instituições para estudar qual a melhor proposta do mercado

A portabilidade do consignado CLT permite que o trabalhador troque a instituição em que fez o empréstimo para a que oferecer o menor juros. Entenda na TVT News.

A modalidade que fica disponível a partir desta sexta-feira (6) é para quem atua no setor privado com carteira assinada. O desconto sai direto na folha de pagamento.

Como funciona a portabilidade do consignado CLT?

No aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados (como CPF, tempo de empresa e margem disponível).

  • Em até 24 horas, instituições financeiras enviam ofertas de crédito.
  • O trabalhador escolhe a melhor proposta, com juros menores.
  • As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento.
  • Até 35% da renda mensal podem ser comprometidos com o empréstimo.

Como pedir a portabilidade do consignado CLT?

  • Verificar se o banco de destino oferece o novo consignado para CLT.
  • Pedir a portabilidade nos canais digitais da instituição (site ou aplicativo).
  • A nova instituição quita a dívida anterior e assume o crédito automaticamente, com os juros e os prazos da nova linha.

O que é a portabilidade do consignado CLT?

A partir desta sexta-feira (16), os trabalhadores com crédito consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) podem migrar dívidas de outras instituições financeiras para o Crédito do Trabalhador. O programa fornece crédito com juros mais baixos a trabalhadores com carteira assinada. Desde abril, a troca de dívidas caras por mais baratas só podia ser feita dentro da mesma instituição.

As mais de 70 instituições financeiras habilitadas no programa já estão autorizadas a oferecer a troca diretamente em seus aplicativos e sites. Nessa etapa, a migração ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital.

Como funciona a portabilidade do consignado CLT?

Imagine um leilão, mas dessa quem está levantando a plaquinha são os bancos e o prêmio é o trabalhador. A portabilidade do consignado CLT é basicamente isso.

O trabalhador busca as instituições financeiras para as quais tem interesse de fazer a portabilidade, estudar se ela oferece um juros menor e que faz sentido a longo prazo.

Depois, a instituição financeira original tem o direito de fazer uma contraproposta para cobrir a oferta da nova instituição financeira.

A ideia do governo federal é beneficiar os trabalhadores que fizeram empréstimos consignados antes da modalidade Crédito do Trabalhador — que oferece o FGTS como garantia.

No momento dessa publicação, o programa conta com 70 instituições financeiras habilitadas para operar a portabilidade do consignado CLT. A informação foi publicada no g1, a partir do Ministério do Trabalho.

Fonte: TVT News

Base territorial

Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro e Valinhos.

SEAAC Campinas

Rua Dona Rosa de Gusmão, 420. Jardim Guanabara – Campinas/SP. CEP: 13073-141

Telefone: (19) 3213-1742

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.